email facebook instagram
MENU
QUERO ME ASSOCIAR

NOTÍCIAS

Sondagem do Vestuário mostra momento bom para o segmento 27 de dezembro de 2021
Postado em: 27/12/2021

Pesquisa da Fecomércio-RS aponta que para 55,8% dos entrevistados o nível de vendas já supera o patamar pré-pandemia
De 23 de novembro a 20 de dezembro de 2021, a Fecomércio-RS realizou a segunda rodada do ano da Sondagem de Segmentos – Varejo de Vestuário. No total, foram realizadas 385 entrevistas em todo o Estado com estabelecimentos optantes do Simples Nacional.  Os aspectos abordados na pesquisa permitem tanto que se trace um perfil dos estabelecimentos, como também busca avaliar como este segmento tem reagido a conjuntura atual e o que se espera do futuro. Entre os entrevistados, preponderaram estabelecimentos com longa existência e de pequeno porte por número de empregados:  Do total de entrevistados, 54,3% afirmaram estar no ramo a mais de 10 anos e em 59,5% o número de pessoas trabalhando era de 5 ou menos.
A pesquisa traz uma série de informações sobre a organização gerencial das empresas e mostra que grande parte delas está bastante integrada com as tendências contemporâneas: 94,0% utilizam as redes sociais para promover o negócio e 73,2% já operam com o PIX. Do ponto de vista financeiro, o levantamento também traz um aspecto bastante positivo: o endividamento está sob controle no segmento, apesar de ter sido este um dos segmentos mais afetados pelas medidas restritivas aplicadas pelo poder público à atividade econômica (apenas 1,3% dos entrevistados relataram situação de endividamento preocupante).
Outra boa notícia da sondagem é que, entre os entrevistados, 55,8% dos respondentes afirmaram que o nível de vendas supera o patamar pré-pandemia. O reforço nos canais digitais se mostrou importante. Dos 64,2% que afirmaram terem reforçado suas mídias durante a pandemia, 68,0% relatam que a medida impulsionou as receitas do negócio. Quanto ao desempenho das vendas nos últimos 6 meses, 58,2% dos entrevistados consideraram bom, 6% como muito bom e 0,3% avaliou como excelente. Entre os entrevistados, 26,8% consideraram regular e 8,8% como ruim. Quanto às expectativas para os próximos meses, 89,6% dos respondentes estão esperando uma melhora para o volume de vendas.
 “A volta das pessoas ao trabalho, o retorno aos encontros de famílias e de amigos, as festas, tudo isso contribui para uma maior movimentação nesse segmento que foi tão severamente afetado pelas medidas de restrição durante a pandemia. Temos que continuar fazendo a nossa parte, se vacinando e tomando todas as medidas para evitar contaminações. Controlar a pandemia é estimular a economia”, destacou Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS. 

WhatsApp Oi, como posso ajudar?

NOTÍCIAS

TODAS AS NOTÍCIAS
Receba nossa newsletter
NOME:
E-MAIL:

SERVIÇOS