Abertura oficial do 37? CNSE concretiza resultados positivos da categoria pela sustentabilidade econômica 18 de agosto de 2022
Postado em: 18/08/2022

Na noite desta quarta-feira (17/08), o vice-presidente da Fecomércio-RS, Joel Dadda representou o presidente Luiz Carlos Bohn na abertura do 37? CNSE. O evento, realizado em Brasília, reuniu entidades sindicais e empresários com o intuito de debater importantes temas para a categoria como legislação tributária, legislação trabalhista, inovação, entre outros assuntos efervescentes no âmbito empresarial.
A mesa de abertura foi composta pelo presidente da CNC, José Roberto Tadros, o Ministro da Justiça, Anderson Torres, o presidente do Sindivarejista DF, José Aparecido da Costa Freire, a patrona e vice-presidente da Fecomércio-RS, Idalice Manchini, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha e o presidente da Fecomércio DF, Sebastião Abritta.
Para Dadda, “É um prazer muito grande ter toda a comissão do Rio Grande do Sul participando junto neste congresso. Tivemos como espelho o 36º Congresso, que aconteceu em Bento Gonçalves (RS), e trouxe o programa de inovação na legislação buscando a justiça na carga tributária. E isso é o que está dentro da programação deste ano e, com certeza, vai ser levado para o Rio Grande do Sul, para seus sindicatos e para suas bases”.
O evento tem data de encerramento prevista para o dia 19, sexta-feira, e conta ainda com diversas palestras e trocas sobre os temas apontados como emergenciais pela categoria, como as questões tributárias, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre outros.
Para a patrona Idalice, o Congresso é o momento em que os sindicatos podem ter maior troca de informações na rede de contatos de todo o Brasil, permitindo que a união traga conhecimento e fortalecimento. “Nós, do comércio de bens, serviços e turismo, enfrentamos a legislação trabalhista e tributária que impacta diretamente em nossos negócios. Devemos nos reunir para aumentar a sustentabilidade. Precisamos resgatar o associativismo e tornar ainda mais fortes os braços do Sistema “S”, classe sindical, Senac, Sesc e a Federação. Fortalecer os negócios pela filosofia do cooperativismo”, pontua.
Como resultado deste trabalho em conjunto, o desenvolvimento econômico gera resultados em todas as pontas. Para o Presidente do Sindivarejista-DF, José Aparecido da Costa Freire, a melhoria de condições trabalhistas e econômicas para trabalhadores e empresários, gera a real cidadania. Ele acredita que a “cidadania acontece quando se tira dinheiro do próprio bolso para se alimentar e conseguir estudo e emprego”, e com o trabalho conjunto de melhorias legislativas para o empresário, a mudança reflete também no âmbito social.
Para demonstrar um pouco desses resultados, durante o evento, alunos de instituições sociais que recebem alimentos pelo Programa Mesa Brasil Sesc desfilaram com as bandeiras de cada estado em que o programa está presente. Os 26 Estados e o Distrito Federal tiveram suas bandeiras levadas ao palco.  “O Mesa Brasil é o maior banco de alimentos da América Latina. Por isso, convidamos os jovens a trazer as bandeiras de cada Estado.
Esses jovens em situação de vulnerabilidade recebem doações de alimentos e, hoje, podem estar aqui. Apesar da crise que tivemos, mantivemos uma das principais forças no combate à fome”, comenta.