Inovação Fecomércio-RS em Nova York: uma imersão pelas “lojas de rua” do Brooklyn 13 de janeiro de 2023
Postado em: 16/01/2023

a a NRF Retail ‘s Big Show foi de muito agito desde o início da manhã. A feira só começa no domingo, dia 15, mas o grupo aproveitou a agenda para fazer um roteiro de visitas às principais lojas varejistas da cidade nova iorquina, conhecida mundialmente por sua alta concentração lojista.
O destaque do roteiro foi para as chamadas “lojas de rua”, no Brooklyn, que se aproximam da realidade das médias e pequenas empresas gaúchas, localizadas em espaços menores e que têm um relacionamento mais íntimo com o cliente. Entre as lojas visitadas nesta sexta-feira, estão a Solana Spaces, Feel House by UGG, Google Store Williamsburg, Williamsburg Market, Showfields e Glossier.
O vice-presidente da Fecomércio-RS, Daniel Amadio, empresário e presidente do Sindilojas Regional Bento, falou sobre o que ele vai trazer de melhor para o pequeno varejo destas visitas. “Nós estamos vendo aqui o quanto se trabalha pela experiência do cliente. Essas lojas aqui não foram feitas só para o consumo, mas, para que as pessoas possam conviver com a marca e conhecê-la mais de perto”. Amadio também falou sobre as empresas que buscam trazer a cultura local para dentro da loja. “Aqui na Google Store eles conseguiram trazer para dentro da loja as pessoas e os costumes do bairro onde ela está localizada, o que torna mais fácil a aproximação da marca com a comunidade”, explicou.
Veja um pouquinho do que a comitiva viu em cada espaço:
Solana Spaces – é uma marca de criptomoedas (uma forma de investimento totalmente digital) que entende que o varejo é o setor do qual esse tipo de tecnologia não pode deixar de ter um ponto de contato. A marca tenta aproximar, cada vez mais, o consumidor das tecnologias mais sofisticadas, como a criptomoeda.
Feel House by UGG – é uma loja conceito de vestuário e calçados no formato pop-up store, uma loja física montada de forma temporária. Diferente de um empreendimento tradicional que fica instalado a longo prazo em um local, essa pop-up store ficou durante três meses aberta para receber os clientes da marca. Em três dias, ela será fechada e passará a ser somente e-commerce. Essa é uma forma de proporcionar ao consumidor uma experiência com a marca antes de ela passar somente para o on-line.
Google Store Williamsburg – é uma loja expositora do Google para que os consumidores possam viver experiências, como por exemplo, conhecer a casa inteligente. Antes de abrir uma loja conceito como essa, o Google faz um mapeamento do bairro, do perfil dos moradores, renda média da população e o comportamento de consumo daquele local para adaptar a loja à realidade local.
Showfields – é uma loja conceito que expõe mais de 100 marcas. A Showfields ambientaliza todos os produtos à venda através da House of Showfields, uma loja estruturada para simular uma casa de seis cômodos, distribuídos em sala de jantar, foyer, lounge e área infantil, além de um pátio.

Glossier – A marca que foi criada em 2014, iniciou como um blog especializado em beleza e hoje é uma marca de cosméticos que valoriza a experiência e se preocupa com a comunidade da que faz parte. A loja mostra a importância entre varejo e produção de conteúdo.