Fecomércio-RS promove workshop de preparação de negociadores
Postado em: 01/02/2023

Um grupo composto por presidentes, advogados e negociadores de sindicatos empresariais filiados participou nesta terça-feira, dia 31, do 1º Workshop de Preparação de Negociadores da Fecomércio-RS. O evento contou com a abertura do 1º vice-presidente da Fecomércio-RS, Joel Vieira Dadda, que é coordenador do Conselho de Relações Sindicais e do Trabalho (Copersind).
O consultor trabalhista da Fecomércio-RS, Flávio Obino Filho, coordenou todo o dia de conversa e exercícios práticos. Na parte da manhã, Obino falou sobre as técnicas de negociação e as diferenças entre negociação tradicional e negociação baseada em interesse. No final da manhã, o advogado ainda dividiu o público em pequenos grupos para fazer uma simulação de negociação coletiva entre lado laboral e patronal.
Na parte da tarde, Obino seguiu falando sobre o tema com uma palestra que abordou a organização sindical brasileira por categorias econômicas e profissionais, sistema piramidal, enquadramento sindical e as diferenças entre contribuição sindical, negocial, confederativa e associativa.
O consultor ainda trouxe informações sobre o Sistema de Solução dos Conflitos Trabalhistas Coletivos no Brasil, além de explicar sobre o Copersind e o Sistema de Solução dos Conflitos Individuais (monopólio estatal, arbitragem, comitês de conciliação, acordo extrajudicial e quitação trabalhista sindical).
"Feito uma imersão da origem, desenvolvimento, histórico e objetivos do conselho de relaçãoes de trabalho e emprego, representação e função de um sindicato."
Esse foi o resumo do encontro, onde preparou os lideres para os novos acordos coletivos.