Comitiva da Fecomércio-RS vai a Brasília para debater sobre o Sistema Tributário Brasileiro e projeto de reforma
Postado em: 02/03/2023

Uma comitiva da Fecomércio-RS esteve em Brasília, no dia 1º de março, ereuniu-se com parlamentares para tratar sobre a Reforma Tributária. Compostopelo presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, pelo 1º vice-presidente,Joel Vieira Dadda e pelos vice-presidentes Gilmar Bazanella, André LuizRoncatto, Gerson Nunes Lopes e Cladir Olimpio Bono, o grupo cumpriu uma vastaagenda de reuniões com os Deputados Federais Philippe de Orleans e Bragança(PL), Pedro Westphalen (PP), Ubiratan Sanderson (PL), Daniel Trzeciak (PSDB),Franciane Bayer (Republicanos), Any Ortiz (Cidadania), Maurício Marcon (PODE),Osmar Terra (MDB) e com o Senador Hamilton Mourão (Republicanos).
Na pauta, a importância de umdebate mais técnico sobre a PEC 45/2019, que trata da Reforma Tributária. Parao presidente, Luiz Carlos Bohn, o diálogo com o poder público sempre foi umaprioridade para Federação. “Todos buscamos desenvolvimento e este debate entreos setores é fundamental para encontrarmos o melhor caminho”, acredita.
Na ocasião, Bohn entregou NotaTécnica Problemas do Sistema Tributário Brasileiro e Premissas para umaReforma. O material, que o objetivo de apresentar uma visão sobre os problemasdo sistema tributário brasileiro no que diz respeito à tributação sobre bens eserviços, também evidencia os caminhos que a reforma tributária deve ou nãoseguir. “Acreditamos que uma ampla alteração na forma como as empresasbrasileiras recolhem tributos é essencial para elevar o crescimento potencialda economia brasileira, beneficiando muito o setor de comércio e serviços efavorecendo o aumento de produtividade. Porém, destacamos que uma análisetécnica e aprofundada é essencial para encontrarmos soluções para seusprincipais problemas do sistema atual”. O vice presedente Joel Dadda, destacouque a simplificação da cobrança dos impostos é premente, contudo não é admissívela majoração. Por isso um estudo detalhado das alterações são necessários.
Bohn ainda reforçou o convite paraos parlamentares participarem do evento da Agenda Institucional do SistemaComércio, da CNC, em Brasília, no dia 14 de março e do lançamento da PlataformaRepresenta +, da Fecomércio-RS, no dia 20 de março, em Porto Alegre. Confiratodas as fotos em https://www.flickr.com/photos/fecomercio-rs/albums/