Sucesso de público, o 7º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho teve a primeira palestra ministrada pelo Desembargador e Presidente do TRT da 4ª Região, Francisco Rossal de Araújo.
Postado em: 17/04/2023

Durante a tarde do dia 14 de abril, os participantes do 7ª Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho tiveram a oportunidade de ouvir grandes nomes debatendo sobre importantes temas para o setor terciário. O painel da tarde, começou com um rico debate sobre as fontes de custeio das entidades sindicais com a presença do advogado da Diretoria Jurídico e Sindical da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Roberto Lopes e do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Luiz Carlos Mota.

Na ocasião, Lopes destacou a importância da representatividade dos sindicatos nas negociações coletivas e da necessidade do custeio e de sua sustentabilidade. “As convenções coletivas beneficiam a todos, filiados ou não, regulamentando as relações trabalhistas”. Para encerrar, o advogado falou que a Confederação está atenta às mudanças e ao grupo de trabalho que o Governo Federal instituiu para o debater sobre o tema.
Para Luiz Carlos Motta, o tema do painel é fundamental para as entidades sindicais, tanto laborais quanto patronais. “É imperiosa a existência de recursos financeiros com previsibilidade e valores suficientes para as atividades sindicais. É preciso discutir sobre esta nova forma de financiamento sindical, pois temos um importante papel não só nas negociações coletivas, mas na redução da pobreza e desigualdades sociais. ” Para finalizar, Motta acredita que o sucesso das contribuições está na parceria das entidades. “Temos que andar juntos, trabalharmos em conjunto e estarmos unidos. Não existe trabalhador, se não existir o empresário”. O debate foi mediado pela advogada da Federação, Íris Vidaletti.
O Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho acontece até o dia 15 de abril, na SAPT, em Torres. Mais informações no site https://hotsites.fecomercio-rs.org.br/congressotrabalhista.