email facebook instagram
MENU
QUERO ME ASSOCIAR

NOTÍCIAS

Monitor de Juros – Setembro 2023
Postado em: 03/10/2023

Monitor de Juros – Setembro 2023

O monitor de juros faz o acompanhamento mensal das taxas de juros médias de seis linhas de crédito à pessoa jurídica dos bancos que informam suas taxas médias aplicadas ao Banco Central. As taxas correspondem ao custo efetivo médio das operações para os clientes, composto pelas taxas de juros efetivamente praticadas, acrescidas dos encargos fiscais e operacionais incidentes sobre as operações. A definição dos bancos segue a existência do maior número de agências no Rio Grande do Sul.

Nas taxas relativas à modalidade de Capital de Giro até 365 dias, a menor taxa registrada foi de 1,84% a.m., do Itaú (2.15% a.m. em agosto), e máximo de 3,70% a.m., do Santander (3,08% a.m. em agosto), dentre as instituições analisadas. Nesta modalidade, houve equilíbrio entre as altas e as baixas nas taxas praticadas. Para Capital de Giro acima de 365 dias, em que também não houve predominância de um movimento, as mesmas instituições tiveram as taxas mínima e máxima: Itaú 1,67% a.m. (1,73% a.m. em agosto) e Santander 2,57% a.m. (2,66% a.m. em agosto).
Na Antecipação da fatura do Cartão de Crédito, três das cinco instituições com taxas registradas tiveram quedas nos juros, com a menor taxa no Banco Safra (1,01% a.m.) e a maior taxa no Santander (1,56% a.m.). No Desconto de Cheques, as reduções nas taxas também prevaleceram. Ainda assim, o Banco Safra, que teve aumento de 1,73% a.m. para 2,05% a.m. se manteve com os menores juros. Na outra ponta, Banco do Brasil teve redução, mas seguiu com a maior taxa cobrada, 3,61% a.m. (3,67% a.m. em agosto).
Na Conta Garantida, a única instituição com juros maiores que na primeira semana de agosto foi Banrisul (3,39% a.m.), as demais registraram juros menores. Entre elas, Bradesco seguiu com a menor taxa (2,95% a.m.) enquanto o Itaú passou a registrar a maior taxa nessa modalidade (3,79% a.m.), superando o Banco Safra (3,65% a.m.). Para Cheque Especial, o Bradesco se manteve com a maior taxa, 15,77% a.m., enquanto no Banco Safra a taxa de 11,07% a.m. manteve a instituição com a menor taxa depois do Citibank, que segue descolado da média da modalidade, registrando 2,10% a.m..

WhatsApp Oi, como posso ajudar?

NOTÍCIAS

TODAS AS NOTÍCIAS
Receba nossa newsletter
NOME:
E-MAIL:

SERVIÇOS