email facebook instagram
MENU
QUERO ME ASSOCIAR

NOTÍCIAS

Encontro Fecomércio-RS - Varejo em Foco reúne representantes de grandes empresas
Postado em: 24/10/2023

Encontro Fecomércio-RS - Varejo em Foco reúne representantes de grandes empresas

Com o objetivo de debater sobre pautas importantes do setor varejista,representantes de grandes empresas estiveram reunidos, no dia 23 de outubro, emmais uma edição do Encontro Fecomércio-RS – Varejo em Foco.
 
Para o presidente do SistemaFecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, o evento, realizado na Casa doComércio Gaúcho, é um importante momento de networking e aprendizado. “Nós, daFecomércio-RS e dos sindicatos empresariais, conscientes da conjuntura econômicae política do país, trabalhamos incansavelmente para que tenhamos um ambientede negócio mais favorável à atividade empreendedora”.
O primeiro vice-presidente, Joel Dadda, salientou “a importância do comérciode bens, serviços e turismo, para o nosso estado é fundamental, para o desenvolvimentoe infraestrutura do estado, e a Fecomercio -RS está presente nos 497 municípiosgaúchos, representado 560.000 empresas “.
 
O encontro começou com aparticipação do consultor econômico, Marcelo Portugal, que falou sobre ocenário econômico e suas perspectivas e ameaças. Ele fez uma análise daatividade econômica, juros, inflação e finanças públicas, destacando ocrescimento da economia nos últimos oito trimestres. “Os últimos dois anosforam muito positivos, crescemos o que não crescemos em dez anos. Porém temosum comportamento muito heterogêneo entre os setores e subsetores”, explicou.
 
O economista também lembrou doefeito benéfico das reformas estruturais feitas nos últimos seis anos, como aReforma Trabalhista, Previdenciária, as privatizações, entre outras ações, queimpactaram de forma favorável o PIB. Outro tópico abordado foi a questão daredução paulatina da taxa de juros pelo Banco Central, assim como a inflaçãoque tem tido queda em virtude da baixa dos preços dos alimentos no atacado.“Devemos terminar o ano de 2023 com uma inflação um pouco abaixo dos 5%”,acredita. Portugal ainda destacou os efeitos positivos gerados pela ReformaTrabalhista, como a Taxa de Desocupação. “Acredito, no final de 2023, vamosfechar em torno de 7%. Não tínhamos esse índice desde 2015”.
 
Para finalizar, o especialistaacredita que o principal problema do país são as finanças públicas, comdestaque para a estimativa do déficit primário em 2023, causado pela PEC daTransição.
 

Após a análise, o advogadotrabalhista e consultor da Federação, Flávio Obino Filho, abordou aspectossobre assédio moral, sexual e discriminação no local de trabalho. Parafinalizar, Jeferson Rosa, administrador por formação com mais de 15 anos deexperiência em gestão de canais, comercial e liderança de equipes, falou sobreinovação focada no varejo.

WhatsApp Oi, como posso ajudar?

NOTÍCIAS

TODAS AS NOTÍCIAS
Receba nossa newsletter
NOME:
E-MAIL:

SERVIÇOS