1º Vice-presidente da Fecomércio-RS, Joel Vieira Dadda, coordena Fórum Fecomércio-RS de Negociações Coletivas 2024
Postado em: 08/03/2024

O 1º vice-presidente da Fecomércio-RS e coordenador do Comitê Técnico do Conselho de Relações Sindicais e do Trabalho da entidade (Copersind), Joel Vieira Dadda, conduziu, na manhã da última quinta-feira (7), o Fórum Fecomércio-RS de Negociações Coletivas 2024. O evento aconteceu na sede da Federação, em Porto Alegre, e contou com a presença de integrantes de sindicatos patronais de todo o Rio Grande do Sul.

Na abertura, Dadda, destacou a importância das relações entre empresas e sindicatos patronais e o papel da Federação nesse processo. "O Fórum de Negociações Coletivas tem como propósito fornecer informações e dados de suma relevância para as negociações ao longo do ano. Nossa equipe técnica está sempre à disposição para prestar suporte aos sindicatos filiados", destacou o dirigente.

A primeira apresentação foi conduzida pela economista da Fecomércio-RS, Giovana Menegotto, que abordou as perspectivas econômicas para 2024, além de discutir o impacto do cenário econômico atual nas negociações coletivas do setor. Entre os tópicos apresentados, destacaram-se o panorama econômico nacional, as atividades econômicas que impulsionaram a economia no último ano, os índices de juros, inflação e mercado de trabalho no estado do Rio Grande do Sul.

Na sequência, o consultor Flávio Obino Neto, apresentou a radiografia das negociações coletivas de 2023, incluindo dados sobre as negociações realizadas no setor do comércio em todo o Brasil durante o referido ano, a distribuição dos reajustes salariais em relação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e as negociações por setor. Além disso, ele projetou as perspectivas para o ano de 2024.

Finalizando o encontro, a advogada Lucia Ladislava Witczak abordou questões sobre comum acordo em processos de dissídio coletivo. Em seguida, o advogado e consultor da Federação, Flavio Obino Filho, abordou aspectos pertinentes ao trabalho em feriados, às regras para repouso aos domingos e ao repouso semanal remunerado.