email facebook instagram
MENU
QUERO ME ASSOCIAR

NOTÍCIAS

9º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho encerra com palestras sobre prevenção ao assédio e a importância da descontração no trabalho
Postado em: 02/04/2025

Evento contou com participação do desembargador do TRT-RS, Francisco Rossal.
A manhã do último dia de programação do 9º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho, realizado na SAPT, em Torres, começou com a conferência "Prevenção ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho: normas internas empresariais e compliance no combate às formas de violência física, moral e psicológica no trabalho". O assunto foi abordado pelo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), Francisco Rossal de Araújo, com mediação do 1º vice-presidente da Federação e coordenador do evento, Joel Vieira Dadda.


“É fundamental falar sobre esse tema. Esse não é um problema que envolve apenas legislação, pois envolve civilização e postura diante do outro”, assim o desembargador iniciou sua fala. Rossal reforçou que no centro da discussão sobre assédio moral e sexual está o conceito de cidadania e de igualdade, tendo em vista o artigo 5 da Constituição Federal que estabelece que todos são iguais perante a lei. O direito a não violação do corpo é de personalidade intransmissível e inegociável, destacou o magistrado. E na relação de emprego, há outra questão envolvida: a subordinação - ou seja, uma das partes, por contrato, possui o direito de dizer à outra o que fazer, dar ordens. “Quais são os limites nesse caso? O cumprimento da lei”, destacou. Não pode o contratante ordenar o contratado a descumprir a lei. 


O desembargador alertou ainda para o impacto devastador das condenações por assédio, que podem comprometer a continuidade de um negócio. Por isso, a prevenção deve ser prioridade. Segundo ele, a responsabilidade por criar um ambiente seguro e respeitoso recai sobre os gestores e empregadores. "As palavras que me vêm à cabeça quando falamos de assédio são ‘postura, orientação, transparência’. É papel do empregador dar ordens, mas a forma como ele se dirige ao empregado é que vai determinar o assédio ou não", enfatizou.


No decorrer da explanação, Rossal refletiu sobre a complexidade das relações humanas no ambiente profissional, que podem envolver tanto laços de amizade quanto de conflito. Assim, a atenção constante se faz necessária: "assédio sexual e moral não são temas fáceis de serem tratados, mas situações inevitavelmente vão acontecer, as relações são da vida, eu tenho que estar preparado para quando aconteçam", pontuou.


Encerrando a atividade matinal, o 1º vice-presidente da Fecomércio e coordenador do evento, Joel Vieira Dadda expressou seu reconhecimento ao desembargador, que já participou de diversas edições do Congresso. Ele ressaltou a delicadeza do tema, dado que envolve interpretações subjetivas sobre palavras e atitudes. "São problemas que vêm sendo tratados pela Federação com seriedade e hoje essa palestra magna veio sanar dúvidas e elucidar diversas questões", concluiu.


A importância do riso


Com a temática “O riso é um negócio sério”, o ator e palestrante, Nelson de Freitas, encerrou o 9º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho. “Todo mundo ri no planeta. Seja na China, na Índia, no Japão… Todo mundo ri do mesmo jeito, independente da raça, língua ou religião, resumiu. 

WhatsApp Oi, como posso ajudar?

NOTÍCIAS

TODAS AS NOTÍCIAS
Receba nossa newsletter
NOME:
E-MAIL:

SERVIÇOS