email facebook instagram
MENU
QUERO ME ASSOCIAR

NOTÍCIAS

Ações que valorizam o Brasil e o brasileiro
Postado em: 18/12/2019

O Sindilojas traz a você o Sesc e Senac, sócios podem desfrutar de todainfraestrutura e serviços prestados pelas unidades. Para um melhor entendimentoabaixo há o que é o Sistema S, e alguns dados de serviços já utilizados pela população.
 
 
O Serviço Social do Comércio (SESC) e o Serviço Nacional de AprendizagemComercial (SENAC), que integram o chamado Sistema S, formam juntos um dosmaiores sistemas de desenvolvimento social do mundo, formado pelo SESC e peloSENAC. Foram criados na década de 1940 e, desde então, têm contribuídodecisivamente para proporcionar mais qualidade de vida aos brasileiros emelhores chances de inserção no mercado de trabalho. São mais de mil unidadesfixas e móveis espalhadas por todo o território nacional, levando aos maisdistantes locais educação profissional, saúde, esporte, lazer e cultura,proporcionando mais qualidade de vida não apenas para comerciários e suasfamílias, mas para toda a população.
 
Para atender aos nossos compromissos históricos, faz-se necessáriodesenvolver e manter uma infraestrutura que mobilize esforços, talentos erecursos em grandes escalas. Mas tão importante quanto isso é garantir que osrecursos arrecadados sejam bem utilizados, trazendo o retorno esperado para osetor terciário e para o País.
 
1. INCLUSÃO DO TRABALHADOR
 
6,58 milhões de brasileiros possuem o Cartão Sesc. Destes, mais de 90% sãotrabalhadores do Comércio e seus dependentes, e mais de 70% possuem rendainferior a três salários mínimos. Presente em mais de dois mil municípios, oSesc promove o acesso à educação básica, saúde, cultura, esporte e lazer.
 
2. EDUCAÇÃO
A educação está presente em todas as ações do Sesc, tanto nos programasde saúde quanto nas práticas esportivas. E o programa de Educação também éresponsável por cerca de 68 mil inscrições na educação básica - infantil, fundamental,ensino médio e de jovens e adultos (EJA).
 
3. ALÉM DO ENTRETENIMENTO
A cultura traz alegria, forma profissionais, promove a cidadania e geraempregos. O Sesc alcançou um público de 19 milhões de pessoas, em 2018, pormeio de uma programação cultural acessível que atua no incentivo à produçãoartística, na preservação da memória e na formação de plateias.
 
4. SAÚDE SOBRE RODAS
O Sesc realizou 2,9 milhões de consultas em saúde bucal e cuidadoterapêutico em 2018. Para alcançar esses números, além de 256 clínicasodontológicas fixas, o Sesc conta com uma frota de 59 veículos do
OdontoSesc. E mais: o Sesc Saúde Mulher, com 25 unidades móveisequipadas para realizar exames preventivos de câncer de mama e de colo doútero, também ajuda a levar saúde às comunidades.
 
5. SEGURANÇA ALIMENTAR
O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos contra afome e o desperdício. São beneficiadas 1,4 milhão de pessoas mensalmente emmais de 560 cidades. Com ajuda de mais de 3 mil empresas parceiras, o MesaBrasil assiste permanentemente 6 mil entidades.
 
6. FORMANDO PARA O COMÉRCIO
Presente em 1.808 municípios, com 576 unidades escolares e 85 unidadesmóveis, o Senac realizou 1,2 milhão de matrículas totais em 2018. Além disso,foram 2,17 milhões de atendimentos e 878 mil participantes em ações extensivas,como seminários, congressos, feiras, oficinas, ações sociais e de atendimento acomunidades.
 
7. INVESTIMENTO NA GRATUIDADE
O Senac oferta vagas gratuitas a pessoas de baixa renda por meio do ProgramaSenac Gratuidade (PSG) e de outras iniciativas. Foram concluídas 358 milmatrículas gratuitas em 2018 pelo PSG, com R$ 1,7 milhão investidos. Como asprogramações pagas, os cursos gratuitos prezam pela qualidade e excelência.


8. QUALIDADE PERCEBIDA
Segundo Pesquisa Nacional de Avaliação da Qualidade Percebida dos Cursosdo Senac, seis em cada dez alunos que não estavam empregados quando se matricularamconseguiram uma vaga de trabalho durante ou depois do curso. Entre osentrevistados, 93,7% consideraram o curso bom ou ótimo, e 91,8% se sentem maispreparados profissionalmente.


9. UNIDADES MÓVEIS

Distância não é barreira para o programa Senac Móvel, que leva o ensinoprofissional de qualidade, marca da instituição, a regiões distantes dos centrosurbanos. São 84 carretas-escola e uma balsa-escola, que em 2018 estiveram em234 municípios e qualificaram 21.339 profissionais.
 
10. DESTAQUES MUNDIAIS
A cada dois anos são realizadas as Competições Senac de Educação Profissional.Os vencedores realizam uma etapa seletiva para a World Skills Competition, amaior competição mundial de educação profissional, que reúne delegações deestudantes e professores de mais de 70 países.
 
 
Aquitem mais informações de como esses serviços são mantidos e desenvolvidos.

WhatsApp Oi, como posso ajudar?

NOTÍCIAS

TODAS AS NOTÍCIAS
Receba nossa newsletter
NOME:
E-MAIL:

SERVIÇOS